Amigos,
Nossa vida é , sem dúvida,o resultado de nossas escolhas.
Escolhemos criteriosamente com quem viver, o que comer, onde e em quê trabalhar.A mesma atenção cuidadosa deve ser empregada ao escolher o profissional que nos conduza no Processo de transformação a que chamamos Coaching.
Existe uma série de características que todo bom Coach deve ter, entre outras:
1. Ser um espelho que transmite uma imagem fiel
2. Ser um facilitador do desenvolvimento
3. Atuar com generosidade
4. Ser capaz de ajudar a descobrir os pontos fortes e as oportunidades de melhoria contínua
5. Pensar no futuro centrado nos efeitos
6. Ter uma boa dose de empatia
7. Ser um transformador centrado nas soluções
8. Saber escutar ativamente
Pois bem, já temos tudo isto. Agora, como escolher um bom Coach?
Eu penso que o simples sempre funciona e é eficaz, portanto, a minha fórmula, para isso, tem como base cinco aspectos que cito, não por ordem de importância, pois, todos são importantes e devem estar presentes nesta escolha:
1. A metodologia que o Coach vai aplicar no processo. É fundamental.
2. A “química” que se estabeleça, desde o primeiro momento, entre o Coach e o “cliente”, de tal maneira que seja a base de confiança sem a qual o processo de Coaching não chegará a nenhuma parte Cuidado! Esta confiança,no início, é apenas uma impressão, mas se existe essa compatibilidade”,este laço, a confiança irá se consolidar no decorrer do processo.
3. A credibilidade que o Coach tenha para o cliente em função de suas características, experiência, trajetória profissional, etc.
4. A experiência do Coach como profissional, sua experiência e história. Não para transmitir a experiência vivida; o Coaching é acima de tudo um processo de auto-desenvolvimento e auto-aprendizado, mas para que o Coach possa entender correta e completamente a situação do coachee, sua problemática e seus desafios e possa valorizá-los adequadamente.
5. A ética do Coach. Coaching é um processo que requer confidencialidade de ambas as parte. Portanto e, ainda que a ética seja algo que o Coach deva supor, na prática terá que demonstrá-la.
Não é complicado, mas é difícil; por isso, como disse, é quase um desafio, principalmente, se a escolha não for tratada com o devido rigor e não for feita corretamente.
Às vezes, parece como se fazer Coaching desse um certo tom,um status de modernidade e há mais preocupação pela quantidade e pelo orçamento a investir, do que pela qualidade e pelos resultados a serem obtidos.
No Coaching, como em tudo, a qualidade tem um custo, mas como em todo investimento, e o Coaching como todo processo de desenvolvimento o é, o mais importante são os resultados obtidos, que são os que justificarão, ou não, a rentabilidade da mesma.
Certamente, segundo estudos recentes, a rentabilidade de um processo de Coaching pode ser de até 1000 % do tempo e do dinheiro investidos. E segundo uma avaliação feita em várias empresas que desenvolveram programas de Coaching, para pessoas com alto potencial, no mínimo, a capacidade deles aumentou até 25%.
Escolher um bom Coach me parece decisivo para obter os melhores resultados do processo e, como consequência, obter a mais alta performance.
Abraços, Ana
Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel
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